Saúde

Como profissional da saúde, tenho um carinho muito especial por esta área e, desde o início da gestão, a coloquei como uma prioridade em nossa cidade. Desde os primeiros atendimentos, realizados nas UBS – até os tratamentos mais complexos, realizados no Hospital, as necessidades de saúde dos ituanos sempre estiveram em foco. Atingimos a cobertura geográfica preconizada pelos principais órgãos de saúde mundial com a inauguração de Unidades Básicas de Saúde, além de construirmos o primeiro Hospital Municipal da cidade, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e outros serviços direcionados à prevenção e emergência.

O que fizemos pela saúde em Itu?

Tivemos ingratas surpresas na área da Saúde ao assumirmos a gestão da cidade, em 2017. Muitos locais prometidos e dados como inaugurados eram, na verdade, apenas uma estrutura de concreto. Assumimos a responsabilidade de dar andamento às obras paradas e a de investir nas áreas consideradas deficitárias em nossa cidade, como a digitalização dos prontuários, averiguação de agendamentos e conduta dos profissionais da saúde. Muitos desafios existem e o comprometimento com as demandas da população é necessário para vencê-los.

Hospital Municipal de Itu

  • Itu conquistou o primeiro Hospital Municipal em 150 anos. Completamente gerido pela cidade, o local atende pacientes da Rede Pública realizando cirurgias de pequena e média complexidades e internações clínicas e de UTI. Desde a inauguração, em 2019, o local já passou por readequações e hoje conta com centro cirúrgico com duas salas, 16 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI, além de realizar uma média de 20 cirurgias por mês, que antes eram proporcionadas pelo Governo do Estado.

    O Hospital Municipal fica na Rua Convenção, 550, Vila Nova.

Centro de Diagnóstico por Imagem

  • Inaugurado em 2019 na estrutura do Hospital Municipal, o Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI) é equipado com Tomógrafo, Raio X Digital e Ultrassom, sendo todos equipamentos novos e com tecnologia de ponta. Estrutura completa para endoscopia e colonoscopia também faz parte do Centro de Diagnósticos. O CDI municipal diminuiu o tempo de espera por vários exames que, até então, dependiam de procedimentos do governo do Estado.

UPA 24 Horas

  • A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas iniciou seu pleno funcionamento no mês de dezembro de 2017. Desde então, o local já recebeu readequações estruturais. Ampliamos a emergência com corredor isolado e quatro leitos para pacientes em estado grave; montamos uma ala nova para Pediatria e instalamos o Sistema Digital 192. Além disso, a unidade agora também conta com café da manhã, café da tarde e ceia. Atualmente a UPA conta com 17 leitos, sendo 9 adultos, 1 isolamento, 3 infantis e 4 de emergência e realiza cerca de 300 atendimentos por dia.

    A UPA 24 Horas fica na Av. 9 de Julho, 691, Nossa Senhora Aparecida.

PAM Vila Martins

  • Reinaugurado no ano de 2017, o PAM da Vila Martins passou por reforma completa logo no início da gestão. O local recebeu estrutura completa de telhado, reparos no vazamento de caixa d’água, adequações internas para melhorar o fluxo de atendimento, pinturas interna e externa, substituição de pontos de interruptores e tomadas para adequações às normas atuais, substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led, revisão de esquadrias de madeira com trocas de maçanetas e ajustes de portas, revestimento em azulejos das áreas úmidas (cozinha e sanitários), reposição de forro na sala de espera, revisão das louças e metais sanitários com substituição das danificadas e recuperação das em bom estado. O local conta com um total de 15 leitos, sendo 5 masculinos, 5 femininos, 1 isolamento e 4 leitos pediátricos.

    Em sua última atualização de equipamentos, o PAM recebeu um Raio-X digital de primeira linha.

    O PAM fica na Rua Dr. Itagibá Vilassa – Vila Martins.

Hospital Municipal de Campanha

  • O Hospital Municipal de Campanha foi construído em 2020 em decorrência da pandemia mundial do coronavírus. 90% dos recursos necessários para o funcionamento do hospital de campanha de Itu são frutos de doações do povo ituano. O local conta com 40 leitos e equipe treinada para atendimento aos pacientes, inclusive sendo auditados por órgãos competentes como o Coren e o Ministério da Saúde, por exemplo.

    O Hospital de Campanha foi construído num prédio fixo, onde funcionava a antiga maternidade Borges.

UBS – Cobertura geográfica completa

  • Inauguração UBS 10 – Novo prédio da UBS 10, localizado no Bairro Residencial Dona Tonica, conta com três consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de reunião para grupos de diabéticos e hipertensos e ações educativas, uma sala de curativos, uma sala de vacinas, administração, recepção e sanitários.

  • Inauguração UBS 13 – Novo prédio da UBS 13, no Portal do Éden, dispõe de consultórios médico e odontológico, sala de vacina, recepção, sala de coleta de exames, administração, sanitários adaptados, entre outros.

  • Inauguração UBS 16 – Localizada no bairro São Camilo, a 16ª UBS em um município com cerca de 160 mil habitantes atinge a cobertura geográfica preconizada pelos principais órgãos de saúde mundial.

 

Outras conquistas

Inauguração da Farmácia Central

  • Com a centralização da retirada de medicamentos na Farmácia Central, além de diminuir o tempo de deslocamento do paciente, os farmacêuticos podem fracionar os medicamentos, evitando assim o desperdício, entregando ao paciente a quantidade exata necessária para o tratamento e explicando como utilizá-lo corretamente..

Renovação de frota

  • A frota da Secretaria de Saúde foi renovada com 21 novos veículos, sendo uma ambulância UTI, duas ambulâncias para remoção, duas vans para transporte de pacientes dentro (tratamento de hemodiálise) e fora do município, 15 automóveis (para o Programa de Internação Domiciliar (PID) e transporte de pacientes para fora do município, início do Programa de Saúde da Família – PSF) e um para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Atendimentos da saúde

  • Campanha realizada em 2019 com o objetivo de agilizar atendimentos e facilitar diagnósticos. Foram atendidos 1498 munícipes, resultando numa média de 94 pessoas por UBS Unidade Básica de Saúde. Houve um total de 746 consultas em diversas especialidades como dermatologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, urologia, neurologia, entre outras.

Centro de fisioterapia

  • Clínica Municipal de Fisioterapia – Kindú – em 2020 – passou a oferecer um novo conceito de atendimento e com maior resolutividade. O novo espaço conta com recepção com 4 vagas de embarque e desembarque de pacientes na frente da clínica; 3 consultórios para avaliação e tratamento individual; 5 box de atendimentos de eletroterapia, sala para Cinesioterapia; sala de turbilhão (hidroterapia) para o membros superiores e inferiores.

Médicos generalistas

  • O Hospital Municipal de Campanha foi construído em 2020 em decorrência da pandemia mundial do coronavírus. 90% dos recursos necessários para o funcionamento do hospital de campanha de Itu são frutos de doações do povo ituano. O local conta com 40 leitos e equipe treinada para atendimento aos pacientes, inclusive sendo auditados por órgãos competentes como o Coren e o Ministério da Saúde, por exemplo.

    O Hospital de Campanha foi construído num prédio fixo, onde funcionava a antiga maternidade Borges.

 

Desafios futuros

Nova UBS

  • Para 2021, a proposta é ter um prédio próprio para a UBS do Bairro Brasil.

Centro de Ortopedia na UPA

  • Colocação do serviço de ortopedia 24 horas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Policlínica no Pirapitingui

  • Em 2022, há a previsão de uma policlínica no Pirapitingui e a UBS (unidade básica de saúde) do Servidor, com horários flexíveis para os funcionários públicos.

Informatização

  • Para 2023, há a previsão de 100% da informatização dos prontuários.

Reforço para a frota de ambulâncias

  • Previsão de aquisição de mais duas ambulâncias para o município (hoje são seis).

Novo PAM

  • Em 2024, a intenção e inaugurar um novo prédio para o PAM da Vila Martins.

Nova ala no Hospital Municipal

  • Ainda em 2024, há intenção de se inaugurar uma nova ala no Hospital Municipal.

Avançamos muito para garantir água na casa de todos os ituanos durante nossa gestão. Inauguramos grandes obras que trouxeram segurança hídrica para abastecimento da população. O fantasma do racionamento e falta de água ficaram para trás, junto com a incompetência das outras gestões.
Água é um bem essencial e que sempre terá prioridade enquanto eu puder governar em favor do povo ituano.  Conheça nossas ações:

Sistema Mombaça

  • Captação Permanente: São 280 litros de água bruta por segundo, captados em qualquer época do ano. 

  • A obra: Construção de cabine elétrica e conclusão dos 22 quilômetros de adutoras, além de melhorias das operações.  

  • Beneficiados: Mais de 120 mil pessoas que moram na região central da cidade são beneficiadas pelo Sistema Mombaça.

  • Inauguração: A obra foi entregue em agosto de 2018. 

Sistema Pirajibu

  • Captação Permanente: 117 litros de água por segundo, captados em qualquer época do ano. 

  • A obra: Construção de casa de bombas, cabine elétrica e conclusão de 2,2 quilômetros de duas adutoras.

  • Beneficiados: Mais de 40 mil pessoas que moram na região do Pirapitingui são beneficiadas pelo Sistema Pirajibu

  • Inauguração: A obra foi entregue em julho de 2020. 

Perguntas e Respostas

O atendimento do SUS em Itu, assim como o da maioria dos municípios do Estado de São Paulo, é constituído da seguinte maneira:

Unidade Básica de Saúde (UBS) – Devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo. Elas funcionam 24h, sete dias da semana.

Consulta especializada – O médico generalista ou clínico geral, que atende nas UBS é o responsável por encaminhar o paciente para um especialista de acordo com a sua avaliação clínica. O paciente também pode ser encaminhado para um especialista quando é atendido na UPA ou PAM, caso necessite de tratamento para doenças crônicas.

UPA ou PAM – Estes locais são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, casos de pressão e febre alta, fraturas e cortes e exames, eletrocardiograma e demais procedimentos laboratoriais. Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidade, como se fosse o meio-termo entre a UBS e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento é a gravidade do risco, e não a ordem de chegada, de acordo com o Protocolo de Manchester.

Embora atenda a casos de emergência, as UPAs são locais de passagem e observação do paciente em busca de sua estabilização. Quando há necessidade de internação, transfere-se a pessoa para um hospital.

Hospitais – Nesses espaços há mais recursos tecnológicos e capacidade de intervenção. Assim como as UPAs, eles também funcionam 24 horas por dia. O paciente é encaminhado ao Hospital após passar por atendimento médico na UPA, PAM ou médico especialista.

Em Itu, o Hospital Municipal “Dr Emilio Chieriguini” recebe pacientes para internação clínica em unidades de tratamento intensivo (UTI) ou unidades de tratamento convencional. O local também realiza cirurgias de baixa e média complexidades, que antes eram realizados pelo Estado.

 

O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é um serviço do Governo do Estado. O sistema trabalha em vários âmbitos: pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões. Estas são as frentes ordenadas pelo Cross, que é um sistema atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos, mais próximos do paciente. O Cross não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso. Tudo isso é feito baseado em protocolos médicos e com avaliação de médicos do SUS.

Receba nossos informativos!

Cadastre seus dados abaixo e fique por dentro ⬇