Meu Trabalho

Minha vida dentro da Prefeitura de Itu é exatamente igual à vida de cada pessoa dentro de suas casas onde, diariamente, precisamos fazer escolhas, decidir prioridades e sermos sinceros com quem está do nosso lado.

Nem sempre podemos agir na velocidade desejada, mas como prefeito e cidadão ituano, trabalho e torço sempre pelo progresso de nossa cidade.
Governar é andar pelas ruas, é conversar com o povo e também divulgar e fiscalizar cada ação, cada obra, cada trabalho.

Governar também é celebrar as grandes conquistas já alcançadas desde que assumi a Prefeitura de Itu em 1º de janeiro de 2017. Conheça algumas delas:

atuação prefeito guilherme gazzola 2020
hospital municipal de campanha itu prefeito guilherme gazzola

Uma pandemia inesperada

Estamos vivendo um período atípico na história e que, infelizmente, começou ao final de fevereiro e começo de março de 2020, uma pandemia mundial de coronavírus. Como gestor e também como profissional da área da saúde, meus primeiros pensamentos foram: manter a calma, informar sempre a verdade – por mais difícil que fosse, solicitar paciência à população ituana e trabalhar muito.

Em caráter emergencial, protocolei uma requisição administrativa da parte superior do prédio da antiga Maternidade Borges visando ao atendimento de necessidade pública urgente e transitória, diante de iminente perigo público, para a instalação de Hospital de Campanha de combate ao novo coronavírus – COVID-19 e para suporte da população ituana, treinamos a equipe da saúde, adquirimos novos EPIs aos profissionais e contamos com as entidades privadas para auxiliar neste difícil momento, que ainda estamos passando.

Nova Praça dos Exageros

Praça dos Exageros, localizada ao lado do Centro de Lazer “Franco Montoro”, passou por uma revitalização completa.  O parque temático, que celebra a fama de que em Itu tudo é grande, conta com fonte interativa, brinquedos atualizados e em maior quantidade, infraestrutura de arquibancada e palco coberto. As melhorias também trouxeram pavimentação em lajota de concreto, paisagismo, pintura de banheiros e dos quiosques, que tiveram uma cobertura adicional implantada entre eles. O atrativo recebeu também, reconfiguração das instalações elétrica e hidráulica, sinalização viária e manutenção completa.

Todas as benfeitorias foram custeadas com recursos provenientes do Governo do Estado, através do Dadetur Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Fonte luminosa na Praça dos Exageros
Praça dos Exageros em Itu prefeito guilherme gazzola

UTI – Uma corrida contra o tempo

Em caráter emergencial, inauguramos dentro do Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”, oito leitos completos de UTI. No início do ano, antes da pandemia do coronavírus, anunciei que esta era uma obra a ser executada ao longo de 2020, porém, dado o acontecimento dos fatos, foi adiantada.

Antes da Declaração do estado de Emergência, feito em 21 de março de 2020, a nossa cidade viveu alguns momentos muito importantes, que relato a seguir:

Hospital municipal uti prefeito guilherme gazzola

Rede Saber: Boas sementes, bons frutos

Um colégio que remete à boas lembranças e está no coração de todos os ituanos. A Escola Convenção foi inaugurada 1927 e ampliada no ano de 1961 abrigando diversas gerações. Ficou sob tutela do Governo do Estado até 2006, e depois passou a ser responsabilidade do município. Mas, em questão de quatro anos, ficou inabilitado para receber um aluno sequer. No ano de 2011, o Convenção cerrou as suas portas, sendo uma das maiores vergonhas da cidade, enterrando a história de todos que estudaram e lecionaram no local, enterrando o respeito à memória e marcando o pouco caso com Educação naquela época. Por isso, desde o primeiro dia da gestão atual, inúmeras alternativas para recuperar o prédio foram pensadas e no final de 2019, com coragem e força, a reforma foi feita com recursos próprios em cinco meses. A atual administração municipal refez a parte elétrica e hidráulica, assim como o forro, telhado, calhas, piso, pintura, escada, novos banheiros, inclusive adaptados, adequações de salas para receber aulas específicas, entre muitas outras melhorias. A reabertura do Convenção, agora como escola municipal de período integral, triplicou o número de alunos da Rede Saber. Itu iniciou o ano de 2020 com quase mil vagas de ensino integral na rede municipal.

hospital municipal de campanha itu prefeito guilherme gazzolahospital municipal de campanha itu prefeito guilherme gazzola

Água – Sistema Pirajibu

Os quase 40 mil moradores da Região do Pirapitingui sofrem há pelo menos 30 anos com intermitências no abastecimento de água. Os 15 bairros que compõem a região foram crescendo, no entanto, os investimentos mínimos em infraestrutura foram deixados de lado. Para resolver a questão de forma definitiva, a CIS iniciou uma reforma completa da Estação de Tratamento de Água que abastece o Pirapitingui e a deixou com a força necessária para receber água do sistema que trouxe segurança hídrica para a região. Trata-se do Sistema Pirajibu. A obra já inaugurada contempla construção de casa de bombas, cabine elétrica e conclusão de 2,2 quilômetros de duas adutoras, sendo uma tubulação para passagem de água bruta e outra para distribuição de água tratada. São mais 117 litros por segundo de água para o abastecimento dos munícipes, em qualquer período do ano. Os bairros que foram beneficiados pelo Sistema Pirajibu são: Cidade Nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM, AME, Portal do Éden, Village Castelo e City Castelo.

Água – Vila Ianni

A Vila Ianni tinha problemas crônicos e históricos de abastecimento de água. Sem os investimentos necessários, a demanda por água foi maior que a infraestrutura disponibilizada, atingindo também o abastecimento de outros bairros. Desde que a CIS iniciou a gestão da água em Itu, são ouvidos os apelos dos moradores. Para solucionar a questão de forma definitiva, a autarquia apresentou projeto inédito que inclui a construção de uma nova adutora com 2,7 quilômetros a partir do reservatório Vila Rica; a construção de um novo reservatório de água tratada com capacidade para dois milhões de litros; e a instalação de uma bomba na rede com vazão de 150 litros de água por segundo. Em julho de 2020, a primeira etapa do projeto foi inaugurada e quase 21 mil munícipes foram beneficiados. A Adutora Vila Ianni ficou pronta e levou água para: Vila Ianni, Vila Mariah, Chácaras Primavera, Vila Progresso, Portal de Itu, Vila Bandeirantes, Jardim Padre Bento, Vila Padre Bento.  Este projeto inédito é mais uma grande vitória do trabalho da companhia.

atuação prefeito guilherme gazzola 2019

Conquistas para a Saúde

O ano de 2019 foi marcado por uma série de grandes conquistas na área da Saúde e a primeira delas foi o primeiro Hospital Municipal de Itu. Desde a Santa Casa, inaugurada em 1867, a cidade não contava com um hospital próprio e, mesmo assim, nenhuma gestão anterior pensou em instalar um local administrado pelo município para atendimento da população. Aqueles que precisavam fazer cirurgias mais simples, por exemplo, era transferidos para cidades vizinhas e nem sempre na velocidade necessária. O Hospital Municipal “Dr. Emílio Chierighini” foi inaugurado contando com 42 leitos (entre Enfermaria Clínica, Centro Cirúrgico com duas salas, Recuperação pós-anestésica e unidades de cuidados intensivos. O funcionamento do Hospital começou com enfermaria clínica e a realização de cirurgias de baixa e média complexidades, inclusive odontológicas, que tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente devido à minha formação profissional. Mais de 2 mil pessoas foram atendidas ali em quase um ano, seja para internação ou cirurgia.

Hospital municipal uti prefeito guilherme gazzola

Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)

Neste mesmo ano inauguramos também o “Centro de Diagnóstico por Imagem” (CDI), que funciona dentro do Hospital Municipal e agiliza os exames solicitados pelos médicos da rede SUS, agilizando o tempo de espera para procedimentos que dependiam do Governo do Estado de São Paulo. O setor é equipado com Tomógrafo, Raio X Digital e Ultrassom, sendo todos equipamentos novos. Uma estrutura para endoscopia e colonoscopia também faz parte do CDI. Em menos de um mês de atendimento, a demanda reprimida de exames de ultrassonografia, tomografia e radiologia foi completamente resolvida. No período foram realizados 1489 exames, sendo 832 ultrassons, 357 tomografias e 300 radiologias.

Centro de Diagnóstico Cardiológico e o Ambulatório de Feridas

A saúde pública de Itu precisava de uma reestruturação completa. Pacientes não dispunham de equipamentos fundamentais para tratamento de feridas complexas, por exemplo. Pensando nisso, a atual gestão investiu em um Centro de Diagnóstico Cardiológico e o Ambulatório de Feridas, que funciona nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM), localizado no Bairro Parque Industrial. O objetivo foi reduzir filas para este tipo de atendimento, e dar mais conforto e dignidade para a população.

No Centro de Diagnóstico Cardiológico o paciente é submetido aos exames de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), Holter/Eletrocardiografia Dinâmica e Teste Ergométrico. Já o Ambulatório de Feridas dispõe de consultório e sala de curativos com laser – tecnologia de ponta para atendimento a munícipes que necessitam de tratamento para feridas complexas.

Troca de Redes da Floriano Peixoto

A Rua Floriano Peixoto é a principal via comercial da cidade de Itu. No entanto, tamanha importância foi ignorada pelos governantes. Populares, alguns com mais de 70 anos morando na rua, e comerciantes sempre relataram problemas com a pressão da água e também o cheiro forte de esgoto. Sendo assim, a CIS elaborou um projeto para resolver a questão.

Primeiramente foi feita a vistoria em cerca de dois quilômetros de tubulações. Após identificar vazamentos e/ou falhas a cada 10 metros, a autarquia municipal optou pela troca total das redes e ramais de água e esgoto com problemas. Um cronograma de obras foi previamente apresentado aos representantes do comércio local e sindicatos antes da execução dos trabalhos. Desta forma, foi possível explicar o passo a passo deste serviço e também oferecer material de suporte para os comerciantes e moradores. Hoje. a Floriano Peixoto conta com redes de água e esgoto novinhas e a população já vislumbra a melhora dos serviços. Além da Floriano, a CIS já realizou a troca de mais de 10 quilômetros de tubulações em toda a cidade de Itu.

imagem dos canos antigos que foram substituídos pela prefeitura de itu na rua floriano peixotoobras da rua floriano peixoto

Educação Especializada

A inauguração do Núcleo de Atendimento Pedagógico (Nape), um projeto pioneiro na região, foi um dos grandes destaques na pasta da Educação no ano de 2019. O Nape integra diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Itu com o intuito de integrar e focar na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em um mesmo local, amparados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Ensino, estão profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, assistência social, psicopedagogia, profissionais do Centro Especializado Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Cemada) e ainda com o Núcleo de Inclusão, com a Coordenação Pedagógica da Educação Inclusiva, que realiza o acompanhamento dos alunos com habilidades especiais. Este é um projeto que mostra o quanto podemos nos surpreender com os alunos da Rede e incentivar o desenvolvimento cognitivo e intelectual deles. Um grande orgulho para nossa gestão!

Inauguração NAPE eduação itu prefeito guilherme gazzola

Turismo – Mercado Municipal de Itu

Quem me conhece sabe que possuo uma ligação afetiva com os locais históricos de nossa cidade e um deles é o Mercado Municipal de Itu. Passei a minha infância no largo do Mercado e foi com muita tristeza que vi este local perecer ao longo dos anos. Desde que assumi a gestão, idealizei como meta o restauro deste local – que foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, que também projetou o Mercado de São Paulo, e inaugurado em 1905. Em 2019 a nossa cidade completou 40 anos do recebimento do título de Estância Turística e a necessidade de louvar esta denominação foi realizada com a reinauguração do Mercadão. O prédio público teve toda a fiação e a rede de água e esgoto substituídas. Além disso, houve a revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado das lojas e instalação de ar condicionado central. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos sanitários foram construídos, levando em consideração a acessibilidade. Desta forma, a gestão promove a valorização do patrimônio histórico e incentiva o turismo e a geração de renda para a cidade.

Mercado municipal de ituMercado municipal de itu reformado prefeito guilherme gazzola
atuação prefeito guilherme gazzola 2018

Água – Novos reforços para abastecimento

O compromisso desta gestão com o abastecimento de água na cidade sempre foi evidente e, no ano de 2018, conseguimos inaugurar o maior reservatório de água tratada já construído há pelo menos 30 anos. Localizado nas dependências da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), disponibilizamos para a cidade um reservatório com capacidade para 3 milhões de litros de água. Com este equipamento, conseguimos aumentar em 50% a reservação de água, beneficiando mais de 110 mil pessoas.

Reservatório agua cis itu prefeito guilherme gazzola

Educação – A primeira Escola em Tempo Integral de Itu

A realização de um sonho, em 2018 inauguramos a primeira Escola Municipal de Tempo Integral da história da cidade. Denominada como “Rede Saber”, a unidade recebe alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. As disciplinas ministradas são Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Geografia, História, Ensino Religioso, Ciências da Natureza e Matemática. No contra turno, as oficinas curriculares são Inglês (imersão da língua falada), Arte (múltiplas linguagens como teatro, música e artes plásticas), atividades tecnológicas, científicas e projetos especiais. A refeição na Rede Saber é composta de desjejum, lanche, almoço e lanche da tarde. Esta unidade proporciona aos pais mais tranquilidade para trabalhar, uma vez que o critério de seleção utilizado – além do georreferenciamento – é a disponibilidade dos responsáveis.
No aniversário de Itu do ano de 2020, a Rede Saber Unidade I passou por reforma e sua capacidade de atendimento dobrou.

Rede do saber Itu

Creche “Professora Dirce Cristina Francischinelli Milani

Neste mesmo ano posso destacar certamente a entrega de uma nova creche municipal. Localizada na Vila Vivenda, a Creche “Professora Dirce Cristina Francischinelli Milani”, atende 150 crianças em um espaço com mais de 2 mil m² e estrutura completa para receber os pequenos. O local, que tem área de 813,78 metros quadrados de construção e uma área gramada de 1.385,26 metros quadrados, dispõe de seis salas de atividades, dois berçários, fraldário, lactário, sala de uso múltiplo, sala da diretoria, recepção/secretaria e sala de materiais pedagógicos.
A estrutura ainda oferece cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, copa para funcionários, dois sanitários acessíveis administrativo, dois sanitários/vestiários para funcionários, dois sanitários/vestiários infantis, sanitário/vestiário acessível familiar, pátio coberto e descoberto, refeitório, dois solários, escadas e rampa de acesso à unidade.
Destaco sempre o excelente trabalho de toda a equipe da Educação, que se dedica de forma ímpar no cuidados dos pequenos ituanos.

Rede saber escola tempo integral itu prefeito guilherme gazzola
Prefeito Guilherme Gazzola participando da inauguração da 16° UBS em Itu

Saúde – 16º UBS

Há muitos anos Itu não cumpria a cobertura geográfica preconizada pelos principais órgãos de saúde mundial, que recomendavam um mínimo de 16 Unidades Básica de Saúde para atender a população de uma cidade com pouco mais de 160 mil habitantes. A cidade tinha projetos para atingir esta meta, mas todos inacabados.

No entanto, com o compromisso de investir cada vez mais em saúde, a administração inaugurou a 14º, a 15º e por fim a 16º Unidade Básica de Saúde – esta localizada no bairro São Camilo. No local, também funciona o Centro de Terapia Integrativa e Complementar. Atingir a cobertura geográfica recomendada mundialmente é um marco inédito. Uma conquista da gestão atual para a população ituana.Here

Sistema Mombaça

Itu sempre foi assombrada pela falta de água. Foram longos anos de racionamentos, como 2000, 2007, 2008 e 2011. Mesmo assim, nenhum governante se dispôs a mudar a situação. A consequência atingiu seu ápice em 2014, quando a cidade ganhou os destaques nacionais nos noticiários: 10 meses em racionamento. Vimos calamidade nas ruas, protestos de uma população que precisava ter em suas casas um item essencial à vida: água., Quando a CIS assumiu em Fevereiro de 2017, havia um descontentamento difuso pela cidade em relação aos serviços de abastecimento de água.

Logo, foi iniciado um trabalho com foco total no incremento da segurança do abastecimento em água da cidade. E a primeira grande obra já foi entregue em 2018. Ano em que a cidade contemplou a inauguração do Sistema Mombaça. O projeto – que já foi considerado uma lenda urbana – virou realidade e trouxe para a cidade a primeira captação perene de água, garantindo 280 litros de água por segundo. Sozinho, o sistema tem capacidade para abastecer 40% da população da região central, e mantém a sua capacidade mesmo em tempos de estiagem.

A finalização da obra consagrou a atual administração, que já enfrentava em 2018 pior estiagem desde 1961. Pior até mesmo que aquela enfrentada pela população de Itu em 2014. Com o sucesso da operação, no dia 29 de agosto de 2018 a autarquia afirmou que Itu não teria racionamento. Um fantasma que não voltou a assombrar Itu.

 

 

Parque Linear e Canalização de Córregos

Uma promessa feita e nunca cumprida em totalidade. A obra de canalização dos córregos Brochado, Taboão e Guaraú foi iniciada há pelo menos 07 anos e nunca foi concluída. A falta de coragem por parte dos antigos governantes em paralisar importantes vias para finalizar a obra resultou em atraso e trabalhos perdidos. No entanto, a atual gestão concluiu a maior obra de manejo de águas pluviais do país. Ainda entregou, ao mesmo tempo, o Parque Linear com a primeira ciclovia urbana de Itu, que conta com mais de quatro quilômetros e meio de extensão, passando por diversos bairros da cidade.

Para a administração municipal, governar é pensar no futuro, é fazer o que é necessário para cidade. Estas obras transcendem o governo. Um bom governo pega iniciativas passadas, pensa no futuro e melhora o presente.

Parque linear do município de itu
Prefeito Guilherme Gazzola acompanha obras de desassoreamento em Itu

Desassoreamentos

A população ituana sempre cobrou de seus governantes o desassoreamento das represas. Nem diante de tantos anos em racionamento e falta de água, os apelos foram ouvidos. Mas ainda em 2018, mesmo com a inauguração do Sistema Mombaça, a CIS fez o desassoreamento inédito da bacia do Gomes, que dá suporte ao abastecimento na região central do município. O processo consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo das represas, de modo a permitir maior reservação de água.

Foram extraídos 30 mil metros cúbicos de material sólido do local. Ou seja, a capacidade de armazenamento da represa será aumentada em 30 milhões de litros. Pouco depois, no início de 2019, a CIS ainda fez o também inédito desassoreamento da represa do São Miguel, bacia abastece toda a população do Distrito do Pirapitingui. Após conclusão da obra, local teve capacidade aumentada em mais 2,2 milhões de litros de água.

atuação prefeito guilherme gazzola 2017

Primeira Ação

A primeira obra estrutural de nossa gestão foi a criação do Concilia Itu, que é fruto de um projeto de lei que visa aproximar o cidadão ao poder público e garante mais transparência. O objetivo do Concilia é reduzir o número de ações judiciais, por meio da conciliação e valorização do munícipe, de forma mais organizada e econômica, a fim de atender o maior número de pessoas e, consequentemente, garantir a satisfação dos munícipes e o bom aproveitamento dos recursos públicos.

Concilia itu
Cis itu guilherme gazzola

A Criação da CIS

Uma de minhas grande motivações quando me candidatei à Prefeitura de Itu foi a de tentar solucionar o problema da água na cidade. Devolver a gestão deste recurso natural ao município também foi uma das primeiras medidas da equipe de governo após as eleições. Em janeiro de 2017 convocamos uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores para votação da criação da Companhia Ituana de Saneamento (CIS). Após aprovada, a autarquia foi inaugurada oficialmente no dia 2 de fevereiro de 2017, em comemoração ao aniversário da cidade. Um verdadeiro presente já que, assim, pudemos intervir drasticamente esta questão e evitar racionamento, como o que assolou o município por meses a fio no ano de 2014.

UPA Nossa Senhora Candelária

A Saúde é um dos temas mais delicados e exigentes uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) também abrange unidades de responsabilidade municipal. Durante a minha campanha para prefeito, no ano de 2016, uma das principais ideias foi a reabertura do Pronto Socorro do Hospital São Camilo, cujas atividades foram encerradas em 2016. Quando assumi a gestão, no entanto, a realidade encontrada foi outra. O Hospital São Camilo é administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo desde 2009 e mantém convênio com o Estado de São Paulo para atendimento SUS, por isso, após estudos realizados por equipe técnica, preferimos investir em uma estrutura administrada completamente pelo município, permitindo maior controle dos serviços prestados. Inauguramos, em 2017, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), no bairro Nossa Senhora Candelária. A unidade foi entregue contando com estrutura para atender 300 pacientes por dia seguindo o Protocolo de Manchester para classificação de risco.

Pronto atendimento cidade de itu