Mais educação para as futuras gerações

Todos têm o direito de receber educação de qualidade. E trabalhamos muito para garantir que todos os alunos da rede municipal tivessem um aprendizado de qualidade, com bom material e claro, um ótimo ambiente de estudo. Escolas foram reformadas, creches foram construídas e ainda implementamos a rede de ensino em período integral, entre outros avanços em prol da educação da população ituana. 

Conheça agora algumas das obras e ações realizadas e inscreva-se para receber nossos informativos:

O que fizemos em prol da educação na cidade de Itu?

A cidade avançou pouco antes de 2017 Os investimentos necessários não foram feitos, obras foram abandonadas e colégios – como a Escola Convenção – foram até fechados. Desde que assumi a gestão em Itu, inovamos trazendo as primeiras escolas municipais de educação integral da história da cidade. Ainda zeramos as filas das creches, garantindo tranquilidade e mais qualidade de vida para as famílias que não tinham onde deixar as crianças para irem trabalhar. Investir em educação é investir no futuro.

Conheça algumas ações:

Escola Municipal de Ensino Integral – Rede Saber

  • Rede Saber 01: Em 2018 inauguramos a primeira Escola Municipal de Tempo Integral de Itu. A unidade recebe alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

  • Rede Saber 02: Escola Convenção: A Escola Convenção foi inaugurada 1927 e ampliada no ano de 1961 abrigando diversas gerações. Ficou sob tutela do Governo do Estado até 2006, e depois passou a ser responsabilidade do município. Mas, em questão de quatro anos, ficou inabilitado para receber um aluno sequer. No ano de 2011, o Convenção cerrou as suas portas, sendo uma das maiores vergonhas da cidade. Mas no final de 2019, com coragem e força, uma reforma foi feita com recursos próprios em cinco meses. A reabertura do Convenção, agora como escola municipal de período integral, triplicou o número de alunos da Rede Saber.
  • Diferenciais: As disciplinas ministradas são Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Geografia, História, Ensino Religioso, Ciências da Natureza e Matemática. No contra turno, as oficinas curriculares são Inglês (imersão da língua falada), Arte (múltiplas linguagens como teatro, música e artes plásticas), atividades tecnológicas, científicas e projetos especiais. A refeição na Rede Saber é composta de desjejum, lanche, almoço e lanche da tarde.
  • Beneficiados: Quase 1000 alunos estão matriculados nas escolas da Rede Saber.

Filas em creches zeradas

Em menos de quatro anos, zeramos a fila de creches na cidade por meio da reforma e entrega de cinco creches na cidade de Itu. Hoje a rede municipal atende mais de 1000 crianças de todas as regiões de Itu.

  • Creche Itu-Brasil: Reforma da unidade localizada na Cidade Nova. 

  • Creche Vila Martins: Nova unidade com capacidade de atendimento para 80 crianças com idade de 1 a 3 anos. 

  • Creche Bairro Brasil: Inauguração da unidade que conta com três salas de aula, amplo espaço em área aberta para atividades lúdicas inclusive com parque infantil, sala da diretoria, cozinha e refeitório. Os alunos são atendidos em período integral, das 7h às 17h, e recebem cinco refeições ao longo do dia.

  • Creche “Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira”: Unidade inaugurada no bairro Novo Itu.

  • Creche “Professora Dirce Cristina Franscischinelli Milani”: Unidade inaugurada no bairro Vila Vivenda.

Núcleo de Atendimento Pedagógico – NAPE 

  • Pioneirismo: O Nape foca na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino, dando atenção àqueles com habilidades especiais. Este é um projeto que mostra o quanto podemos nos surpreender com os alunos da Rede e incentivar o desenvolvimento cognitivo e intelectual deles.

  • Benefícios: Em um mesmo local estão profissionais da área de psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, assistência social, psicopedagogia, profissionais do Centro Especializado Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Cemada) e ainda com o Núcleo de Inclusão, com a Coordenação Pedagógica da Educação Inclusiva, que realiza o acompanhamento dos alunos.

  • Beneficiados: 400 atendimentos ao mês de forma direta com os especialistas e 300 atendimentos ao mês de forma indireta com os alunos de inclusão da Rede Municipal de Ensino e visitas domiciliares das Assistentes Sociais.

Universidade do Trabalhador – UNIT

Apoio para quem busca especialização Escola de formação profissional, que tem como objetivo principal formar mão de obra qualificada para atender duas vertentes, a primeira, atender necessidades das empresas da região no sentido de formar, atualizar conhecimentos e especializar; a segunda desenvolver o empreendedorismo, possibilitando aos egressos desenvolverem trabalhos como autônomos, ou seja, ter seu próprio negócio. Na atual gestão, contando com amplo apoio da SME, foi possível ampliar o atendimento com uma gama de cursos que permitiu a melhora da empregabilidade a muitos alunos e a outros prestar serviços com os conhecimentos adquiridos na escola.

  • Cursos: Corte e Costura, Desenho Técnico Mecânico, Eletricidade, Marcenaria, Metrologia, AutoCAD, Informática Básica, Instalador Predial Residencial, Modelagem em Corte e Costura, Pacote Office, Excel, Libras.

  • Beneficiados: 1536 pessoas já se formaram.

  • Creche Bairro Brasil: Inauguração da unidade que conta com três salas de aula, amplo espaço em área aberta para atividades lúdicas inclusive com parque infantil, sala da diretoria, cozinha e refeitório. Os alunos são atendidos em período integral, das 7h às 17h, e recebem cinco refeições ao longo do dia.

  • Creche “Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira”: Unidade inaugurada no bairro Novo Itu.

  • Creche “Professora Dirce Cristina Franscischinelli Milani”: Unidade inaugurada no bairro Vila Vivenda.

Desafios Futuros

Avançamos muito em prol da educação, mas devemos fazer mais e levar mais benefícios para todos. Sendo assim, já existe um quadro de investimentos já sendo feitos e outros já planejados que vai garantir o aprendizado de todos. Educação sempre será um dos pilares de meu governo, ao lado da saúde e da água. 

Nova Creche no Jardim Aeroporto

  • Antiga demanda: A creche localizada no Jardim Aeroporto atenderá uma antiga reivindicação de pais e mães que residem naquela região, já que deixarão seus filhos com segurança mais perto de casa.

  • Capacidade: Ao todo, 100 crianças de 0 a 3 anos serão atendidas nesta nova unidade.

Rede Saber – Pirapitingui

  • Educação em tempo integral para todos: Desde que iniciamos a instalação da Rede Saber em Itu, buscávamos um local para construir uma unidade na região do Pirapitingui. Passado este desafio, vamos realizar a reforma necessária para inaugurarmos a terceira unidade da rede integral de ensino. 
  • Capacidade: São previstas 250 vagas na nova Rede Saber.

  • Objetivo: Ter mais de 25% das crianças da rede municipal estudando em tempo integral até 2024

Iniciativas Inéditas

  • Matemática: Implantação de Projeto Mangahigh para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático em todas as unidades de ensino fundamental.  
  • Nova Disciplina: Inserir o ensino de robótica em toda rede municipal.

Perguntas e Respostas

Nós temos 17 mil alunos, ou seja, são 17 mil famílias diretamente ligadas ao nosso ensino público e nós não poderíamos desampará-las.

Diferentemente da abordagem estadual, os alunos da rede municipal de ensino têm acesso a aulas individualizadas, que possibilitam a interação com seus professores. Todos já estão de volta aos estudos seguindo o cronograma escolar.

Em menos de um mês nós conseguimos avançar quase um ano ou até mais, quando o assunto é o investimento em tecnologia visando o benefício da sociedade, e dos alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos que não têm acesso à internet também acompanham as aulas. Os pais recebem todas as orientações por escrito, o material didático e contam com um plantão de dúvidas para auxiliar nessa tarefa.

Outros incentivos você pode conferir aqui: guilhermegazzola.com.br/coronavirus

Os critérios para vaga na escola de Tempo Integral são os descritos abaixo:

– Demanda escolar por endereço de acordo com geolocalização do comprovante, apresentado no ato da inscrição em nome dos pais e famílias que comprovem trabalhar durante o período de aula e a real necessidade de manter a criança na Escola de Tempo Integral.

– Interesse de transferência por deslocamento e famílias que comprovem trabalhar durante o período de aula e a real necessidade de manter a criança na Escola de Tempo Integral.

As vagas são preenchidas primeiramente de acordo com o critério nº 1 e as vagas remanescentes são oferecidas de acordo com o critério nº 2, respeitando a ordem de inscrição. Salientamos que a ordem de inscrição é utilizada apenas como critério de desempate, pois trabalhamos com demanda de geolocalização de endereço conferido pelo sistema de matriculas (SED).

Um dos incentivos da Secretaria Municipal de Educação foi a entrega de 210 tablets de 10 polegadas para serem utilizados por alunos de escolas municipais sem espaço físico para a instalação de salas de informática, em sua maioria na zona rural de Itu.

Os aparelhos, adquiridos no mês de abril com recursos próprios da Prefeitura, serão distribuídos em sete escolas selecionadas dentro deste perfil. Cada uma das unidades receberá 30 tablets com capinhas e um carrinho portátil para o transporte dos equipamentos até as salas de aulas.

Já através do PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos) do BNDES, a Rede Municipal de Ensino se beneficiou com 50 notebooks e 30 computadores novos que foram recebidos nesta semana e serão empregados em atividades administrativas das unidades escolares.

Receba nossos informativos!

Cadastre seus dados abaixo e fique por dentro ⬇