Saúde

Como profissional da saúde, tenho um carinho muito especial por esta área e, desde o início da gestão, a coloquei como uma prioridade em nossa cidade. Desde os primeiros atendimentos, realizados nas UBS – até os tratamentos mais complexos, realizados no Hospital, as necessidades de saúde dos ituanos sempre estiveram em foco.

Inscreva-se para receber nossos informativos:

O que fizemos pela saúde em Itu?

Tivemos ingratas surpresas na área da Saúde ao assumirmos a gestão da cidade, em 2017. Muitos locais prometidos e dados como inaugurados eram, na verdade, apenas uma estrutura de concreto. Assumimos a responsabilidade de dar andamento às obras paradas e a de investir nas áreas consideradas deficitárias em nossa cidade, como a digitalização dos prontuários, averiguação de agendamentos e conduta dos profissionais da saúde. Muitos desafios existem e o comprometimento com as demandas da população é necessário para vencê-los.

HOSPITAL DA CRIANÇA

  • Em 2022 foi inaugurado o Hospital da Criança, um equipamento dedicado exclusivamente ao atendimento infantil, inclusive com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica (a primeira da história de Itu) e com Pronto Socorro 24 horas. A estrutura hospitalar conta com leitos de enfermaria (cadeiras reclináveis e armários para as mães junto a esses leitos) e de UTI pediátrica, consultórios médicos, salas de observação e de medicação, brinquedoteca. No Hospital da Criança são realizados exames de laboratório e de imagem (estes últimos com apoio do Hospital da Santa Casa) e sessões de fisioterapia de forma lúdica.

HOSPITAL MUNICIPAL

  • Itu conquistou o primeiro Hospital Municipal em 150 anos. Completamente gerido pela cidade, o local atende pacientes da Rede Pública realizando cirurgias de pequena e média complexidades e internações clínicas e de UTI. Desde a inauguração, em 2019, o local já passou por readequações e hoje conta com centro cirúrgico com duas salas, 16 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI, além de realizar uma média de 20 cirurgias por mês, que antes eram proporcionadas pelo Governo do Estado.

CASA DO AUTISTA

  • O Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, inaugurado em 2023, é o equipamento que visa o atendimento e estimulação precoce para potencializar os resultados de terapias de crianças e jovens (assistidos até 18 anos) com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No local é oferecido atendimento psicológico, de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, neuropediatria, psiquiatria infantil e musicoterapia. O equipamento também proporciona a pais/cuidadores apoio psicológico e atividades para o bem estar.

Quarto Azul

  • O Quarto Azul, desenvolvido especialmente para acolher crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Hospital Municipal, foi inaugurado em 2023 e tem como objetivo eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nessas crianças e respectivos familiares.
    Para viabilizar o Quarto Azul foi considerado o que é preciso ao viver de uma criança com TEA e criar um espaço onde ela possa fazer suas atividades favoritas, que atenda às suas necessidades sensoriais e, ao mesmo tempo, estimule o relaxamento.

 

Outras conquistas

UPA 24h

  • A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas iniciou seu pleno funcionamento no mês de dezembro de 2017 com a instalação de equipamentos modernos e toda a infraestrutura interna. Desde então, o local já recebeu readequações estruturais e ampliou sua capacidade de serviços e atendimentos.

Renovação de frota e novas ambulâncias

  • A frota da Secretaria de Saúde foi renovada com novos veículos, incluindo ambulâncias de UTI e remoção,  vans para transporte de pacientes dentro (tratamento de hemodiálise) e fora do município, automóveis para o Programa de Internação Domiciliar (PID) e transporte de pacientes para fora do município, para início do Programa de Saúde da Família (PSF ) e para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

PAM Vila Martins

  • Reinaugurado no ano de 2017, o PAM da Vila Martins passou por reforma completa logo no início da gestão. O local foi ampliado e ainda recebeu melhorias com novos equipamentos, como Raio X.

Centro de Fisioterapia

  • Clínica Municipal de Fisioterapia – Kindú – em 2020 – passou a oferecer um novo conceito de atendimento e com maior resolutividade. O novo espaço conta com recepção com 4 vagas de embarque e desembarque de pacientes na frente da clínica; 3 consultórios para avaliação e tratamento individual; 5 box de atendimentos de eletroterapia, sala para Cinesioterapia; sala de turbilhão (hidroterapia) para o membros superiores e inferiores.

Projeto Humanização Cirurgia Pediátrica Sem Traumas

  • No Hospital Municipal as cirurgias pediátricas ocorrem de forma diferenciada. Por meio do Projeto Humanização Cirurgia Pediátrica Sem Traumas, crianças internadas e submetidas às cirurgias vivenciam uma experiência humanizada. O objetivo é tornar divertido e carinhoso o processo de preparação para a cirurgia, eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e respectivos familiares. Para isso, a equipe transforma a chegada do paciente ao hospital e a ida ao centro cirúrgico em momentos mais leves com afeto e brincadeiras.
    Na Sala de Recuperação Pós Anestésica, as crianças recebem uma Naninha (travesseiro em forma de bichinho com orelhas) doada pelo Projeto Naninhas com Amor, e as com menos de quatro anos recebem uma bexiga e as demais um Certificado de Coragem.

 

Desafios Futuros 

Novo PAM

  • Em 2024, o governo Guilherme Gazzola – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – planeja inaugurar um novo prédio para o PAM da Vila Martins. A intenção é ter um equipamento similar à UPA Ns. Sra. Aparecida.

Nova UBS 17

  • As obras da UBS 17 (Unidade Básica de Saúde) – Espaço Saúde, na Rua Ana Lúcia Lopes de Moraes, no Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, estão em andamento. O novo equipamento de saúde está sendo construído com verba do Governo do Estado no valor de R$ 1.268.906.68. O equipamento contará com espaço dedicado, exclusivamente, para que as crianças possam brincar enquanto estiverem aguardando atendimento. A UBS 17 contará com atendimento médico e odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, entre outras, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A previsão é que o espaço seja inaugurado em 2024.

Perguntas e Respostas

O atendimento do SUS em Itu, assim como o da maioria dos municípios do Estado de São Paulo, é constituído da seguinte maneira:

Unidade Básica de Saúde (UBS) – Devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo. Elas funcionam 24h, sete dias da semana.

Consulta especializada – O médico generalista ou clínico geral, que atende nas UBS é o responsável por encaminhar o paciente para um especialista de acordo com a sua avaliação clínica. O paciente também pode ser encaminhado para um especialista quando é atendido na UPA ou PAM, caso necessite de tratamento para doenças crônicas.

UPA ou PAM – Estes locais são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, casos de pressão e febre alta, fraturas e cortes e exames, eletrocardiograma e demais procedimentos laboratoriais. Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidade, como se fosse o meio-termo entre a UBS e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento é a gravidade do risco, e não a ordem de chegada, de acordo com o Protocolo de Manchester.

Embora atenda a casos de emergência, as UPAs são locais de passagem e observação do paciente em busca de sua estabilização. Quando há necessidade de internação, transfere-se a pessoa para um hospital.

Hospitais – Nesses espaços há mais recursos tecnológicos e capacidade de intervenção. Assim como as UPAs, eles também funcionam 24 horas por dia. O paciente é encaminhado ao Hospital após passar por atendimento médico na UPA, PAM ou médico especialista.

Em Itu, o Hospital Municipal “Dr Emilio Chieriguini” recebe pacientes para internação clínica em unidades de tratamento intensivo (UTI) ou unidades de tratamento convencional. O local também realiza cirurgias de baixa e média complexidades, que antes eram realizados pelo Estado.

 

O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é um serviço do Governo do Estado. O sistema trabalha em vários âmbitos: pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões. Estas são as frentes ordenadas pelo Cross, que é um sistema atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos, mais próximos do paciente. O Cross não é uma fila de espera. A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso. Tudo isso é feito baseado em protocolos médicos e com avaliação de médicos do SUS.

Receba nossos informativos!

Cadastre seus dados abaixo e fique por dentro ⬇