Recuperação econômica e geração de empregos em Itu são os desafios pós-pandemia

 

 

A recuperação econômica e a geração de empregos são os desafios para a cidade de Itu. A pandemia mundial do coronavírus pegou a todos de surpresa e, em Itu, não foi diferente. As ações voltadas para a saúde, listadas em página específica contra a Covid-19, foram necessárias e indiscutíveis. Desde o início da gestão, focamos na infraestrutura física da cidade como forma de atrair investidores, empresários e turistas. Foi necessário colocar as contas em dia para poder projetar este crescimento e recuperar a credibilidade de Itu. Neste momento de flexibilização do isolamento social, temos um projeto gradual para a retomada econômica, um plano de recuperação da indústria e um plano de atração de turistas de forma incisiva para gerar mais empregos diretos.

No podcast abaixo, comentei sobre o tema. Ouça:

Itu: projetar para crescer

Historicamente, a falta de água sempre foi um grande problema em nossa cidade. Em 2014 passamos por momentos abomináveis de racionamento. Este fato afastou empreendedores, que entendiam que Itu não possuía recursos naturais e também turistas, que não sentiam interesse em visitar um local desolado.

Criamos a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) e, desde então, trabalhamos com grandes frentes de obras para garantir o abastecimento nas residências e nos pátios fabris. Neste artigo, escrevi sobre as realizações e os desafios acerca de água em Itu.

Segurança: uma grande necessidade

Para que investidores e visitantes se atraíssem por nossa cidade também foi necessário visar a segurança. Neste quesito, instalamos 89 câmeras que integram o sistema de monitoramento, denominado Muralha Eletrônica, com o objetivo de identificar veículos irregulares, situações de risco e gerenciar ações imediatas em casos suspeitos. Criamos, junto com a GCM, a Polícia Comunitária, para profissionais de segurança e comunidade se tornarem mais próximos e discutirem juntos soluções para qualidade de vida. Além disso aprovamos uma lei de plano de carreiras para a Guarda Municipal. A cidade ficou em 87ª lugar do ranking Cidades Inteligentes do Brasil em 2018.

Para promover ainda mais a segurança em Itu, criamos o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal (GGI-M). O GGI–M é destinado à prevenção e ao combate à violência e à criminalidade por meio de atuação conjunta, coordenada e sistêmica dos órgãos de segurança pública federal, estadual e da cidade. Desta forma, apresentamos uma Itu muito mais segura e preparada.

Um plano de desenvolvimento para Itu

Nesta gestão, desenvolvemos um plano de desenvolvimento pode-se conceder benefícios fiscais e tributários para empresas que venham se instalar no município ou que estejam instaladas e desejem expandir, de acordo com o previsto pela propositura e em consonância com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os incentivos fiscais para empresas visam promover a atração de investimentos e geração de empregos para o desenvolvimento econômico de Itu.

Também aprimoramos os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro de Capacitação Inclusiva (CCI), visto que uma grande parte da população tem dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho dadas às exigências das empresas.

A importância do turismo

Turismo significa empregos diretos, uma vez que potencializadas as visitas à nosso município, cresce o comércio, hospedagem e diversas frentes de negócios que convertem em renda para benefícios dos próprios munícipes. Itu é categorizada como ‘Estância Turística’, o que garante recursos para esta finalidade. A reinauguração da Praça dos Exageros é um exemplo da importância desta área.

Eu não deixo de acreditar no futuro. Penso que uma crise seja um excelente momento para rever planos e projetar adiante. Tenho convicção que vamos aproveitar uma notícia que foi ruim no passado para fazer uma alavancagem para o futuro.