Acompanhando de perto e realizando ações durante a pandemia de Covid-19, Guilherme Gazzola anunciou flexibilização para abertura de estabelecimentos comerciais desde o dia 1º de junho em Itu. Após divulgação do Plano São Paulo – apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo – foram decretadas medidas sanitárias para o funcionamento de serviços e atividades no município durante o período de quarentena.
Seguindo o Plano São Paulo e a classificação da cidade de Itu na Fase 2 (laranja), foram liberados, com restrições, a partir de 1º de junho de 2020, os seguintes serviços: Imobiliárias, Concessionárias, Escritórios, Comércio, Shopping Center, Salões de Beleza, Atividades Religiosas, considerando critérios técnicos e a adesão ao protocolo de testagem. Também seguem em funcionamento os setores da Indústria e da Construção Civil conforme previsto anteriormente.
Apesar de Guilherme Gazzola autorizar a flexibilização, ele lembra que a recomendação das autoridades de saúde ainda é ficar em casa e praticar o distanciamento social:
“O ponto fundamental disto talvez não seja especificamente a área de atividade, mas sim evitar de forma convincente a aglomeração. Esse é o ponto principal que Itu vai trabalhar. Qualquer atividade que cause aglomeração será proibida”
Os locais acima citados devem atender às medidas e aos protocolos sanitários para flexibilização da quarentena disponíveis no site da Prefeitura de Itu, bem como entregar assinado o “Termo de Responsabilidade” (também disponível no link), obrigando-se a cumprir e fazer cumprir, por seus colaboradores e clientes, todas as medidas sanitárias estabelecidas.
“Somente desta forma, e contando com a colaboração de todos os munícipes, conseguiremos realizar a flexibilização de modo seguro em nossa cidade. Trata-se de um período jamais vivido por nossas gerações e – por isso – se faz necessário ter consciência e respeitar a vida em primeiro lugar”
Penalização
Os locais liberados por Guilherme Gazzola durante a flexibilização da quarentena que não se adequarem ao decreto serão notificados em um primeiro momento. Ainda é possível determinar o fechamento /ou lacração do estabelecimento. Ainda são previstas multas em caso de desobediência.