A cidade de Itu se preparou
antes, e isso mudou tudo.

Antes do dia 21 de março nós já tínhamos todo o planejamento, porque olhávamos para o mundo, olhávamos lá atrás e víamos que a situação poderia chegar ao país.

Conheça agora algumas das medidas tomadas e inscreva-se para receber nossos informativos:

O que estamos fazendo para combater o Coronavírus em Itu?

Para enfrentarmos os desafios que estavam por vir, não cessamos o trabalho até termos condições de atender aos ituanos que precisassem de nossa rede de Saúde. Conheça nossas ações:

Hospital Municipal de Campanha

  • Estrutura: 40 leitos de enfermaria
  • Continuidade: Hospital não foi feito com estruturas provisórias, ele será um legado para a cidade de Itu.
  • História: Foi construído num prédio fixo, onde funcionava a antiga maternidade Borges e onde funcionou por um bom tempo o pronto socorro.
  • Solidariedade: 90% dos recursos necessários para o funcionamento do hospital de campanha de Itu são frutos de doações do povo ituano.

Leitos de UTI no Hospital Municipal

  • Leitos: Inaugurado em fevereiro de 2019, conta com um dos mais modernos centros de diagnóstico por imagem da região.

  • UTI: Inauguração de 08 leitos de UTI para auxiliar as ações de combate ao Coronavírus.

Educação

Nós temos 17 mil alunos, ou seja, são 17 mil famílias diretamente ligadas ao nosso ensino público e nós não poderíamos desampará-las.  Confira as ações da Prefeitura de Itu para na área da educação:

  • Mais perto de nossas crianças: Diferentemente da abordagem estadual, os alunos da rede municipal de ensino têm acesso a aulas individualizadas, que possibilitam a interação com seus professores.
  • Já de volta às atividades: Todos já estão de volta aos estudos seguindo o cronograma escolar.
  • Investimento em tecnologia: Em menos de um mês nós conseguimos avançar quase um ano ou até mais, quando o assunto é o investimento em tecnologia visando o benefício da sociedade, e dos alunos da rede municipal de ensino.
  • Educação para todos: Os alunos que não têm acesso à internet também acompanham as aulas. Os pais recebem todas as orientações por escrito, o material didático e contam com um plantão de dúvidas para auxiliar nessa tarefa.

As obras

Turismo em Itu

Por que continuamos as obras relacionadas ao turismo?

Temos certeza de que tudo isso vai passar e a finalização dessas obras é um ponto fundamental da retomada do desenvolvimento, da geração de renda e emprego em nossa cidade.

Confira as obras em andamento:

  • Praça dos exageros: O famoso ponto turístico da cidade passa por uma revitalização completa e logo estará preparado para ser reaberto.

  • Praça Washington Luís: Localizada em frente ao Ginásio Municipal Prudente de Moraes, a praça será um novo centro de lazer e eventos.

  • Centro de Lazer 1º de maio: Planejado para ser uma extensão da Praça Periscópio, o local receberá equipamentos para prática esportiva e de lazer.

Obras voltadas para a questão da água e saneamento em Itu

Avançamos muito para garantir água na casa de todos os ituanos, principalmente nesse momento tão delicado.  Já estamos no período da estiagem e garantir o abastecimento de água é prioridade na nossa gestão, sem esquecer dos investimentos em saneamento.

Conheça as obras em andamento:

  • Vila Ianni: São 2,7 quilômetros de tubulações que irão resolver o problema histórico de abastecimento da Vila Ianni e mais sete bairros.

  • Pirajibu: Construção de casa de bombas, cabine elétrica e conclusão de 2,2 quilômetros de duas adutoras. São 117 litros de água por segundo para garantir abastecimento o ano todo.

  • Emissário Tapera Grande: São 2,2 quilômetros de extensão de novas tubulações de esgoto. A obra vai sanar problemas de vazamento e reduzir danos ambientais.

Asfalto novo para Itu

Também não paramos com o recapeamento das nossas ruas, que é o que a gente chama de zeladoria. Então a cidade não podia parar e, apesar das dificuldades em que nós vivemos hoje, Itu é uma cidade que está bem cuidada. E tudo isso faz parte do meu compromisso com você e com todos os ituanos. Confira alguns pontos que estão ganhando asfalto novo:

  • Avenida Ernesto Fávero: O local também receberá ciclovia e deve se tornar mais um destino gastronômico e cultural de Itu.

  • Avenida da Felicidade: Uma das principais vias da Região do Pirapitingui.

  • Rua Floriano Peixoto: Principal rua do Centro de Itu.

  • Avenida Eugen Wissmann: Via utilizada pelo transporte público e que recebe alto fluxo de caminhões.

  • Avenida Caetano Ruggieri: O recape ocorreu em fases até a sua conclusão.

Perguntas e Respostas

Desde que os primeiros casos foram registrados no exterior, Itu criou um plano de ação começando por concluir os leitos de UTI no Hospital Municipal – que já estavam programados e foram antecipados. Além disso, houve a requisição da parte superior do prédio da antiga Maternidade Borges visando ao atendimento de necessidade pública urgente e transitória, diante de iminente perigo público, para a instalação do Hospital de Campanha de combate ao novo coronavírus – COVID-19 e para suporte da população ituana. O local conta com 40 leitos e equipe treinada para atendimento aos pacientes, inclusive sendo auditados por órgãos competentes como o Coren e o Ministério da Saúde, por exemplo.

Uma das metas estipuladas durante pela gestão era reabrir o Pronto Socorro do São Camilo. Quando assumiu o governo, no entanto, a equipe da saúde de Guilherme Gazzola encontrou situações que exigiam soluções rápidas e assertivas. Para que se entenda melhor, o Hospital São Camilo é administrado por uma Sociedade Beneficente e pelo Estado. Ou seja, seria necessário um investimento público em um local que não pertence à cidade.
No início da pandemia mundial do coronavírus, em 2020, percebeu-se a necessidade de criar um local de isolamento para os possíveis pacientes e foi solicitado, através de requerimento, parte da antiga Maternidade Borges, onde funciona o Hospital São Camilo, para inaugurar o Hospital de Campanha contra o Coronavírus. Ali foram instalados 40 leitos para os pacientes confirmados com a Covid-19. Praticamente todos os aparatos foram doados pela sociedade civil e empresários da cidade por meio da ação solidária #JuntosPorItu. A intenção da gestão é que o local permaneça aberto aos pacientes de forma geral e não medirá esforços para que isso aconteça.

O tratamento é recomendado pelos médicos, que avaliam cada caso de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde. Os profissionais da medicina recebem atualizações constantes sobre os protocolos adotados para os pacientes em concomitância com os demais Hospitais ao redor do mundo. O referido medicamento está disponível sim em nossa rede e a prescrição fica a cargo também da avaliação médica e devida autorização do paciente ou familiares.
Em relação aos respiradores, nosso sistema de saúde possui 65 unidades deste equipamento.

 

Atualmente existem dois tipos de testes em Itu. A Testagem Rápida, indicada para pacientes sintomáticos após o oitavo dia de sintoma e de acordo com os grupos contemplados no Protocolo do Ministério da Saúde. Este tipo de testagem também é utilizado na avaliação clínica de pacientes com síndromes gripais e outros sintomas relacionados à covid-19. Ela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPA e PAM, seguindo os critérios do Protocolo do Ministério da Saúde.
O Swab (ou PCR) é outro método de testagem disponível dos sistemas de urgências e emergências (UPA e PAM) e unidades hospitalares, devido à necessidade de avaliação clínica e realização de Raio-X ou Tomografia. Este método é indicado para pacientes internados ou que atendam os critérios de protocolo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Esta é uma situação completamente nova em nosso cotidiano e, por isso, muitas pessoas ainda não se deram conta da gravidade. As recomendações estão explícitas desde o início da pandemia e cabe a cada um, com a sua própria consciência, segui-las. A Fiscalização Sanitária e a equipe de Vigilância Epidemiológica têm trabalhado na autuação de estabelecimentos. A cidade conta com o total apoio da GCM, Polícia Militar e também do Exército para orientar munícipes, evitar aglomerações, organizar locais de atendimento pública e bloquear eventos.

 

O atendimento do SUS em Itu, assim como o da maioria dos municípios do Estado de São Paulo, é constituído da seguinte maneira:

Unidade Básica de Saúde (UBS) – Devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico e de enfermagem, característicos da atenção primária.
Quando o paciente é examinado em uma UBS e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe o indivíduo. Elas funcionam 24h, sete dias da semana.

Consulta especializada – O médico generalista ou clínico geral, que atende nas UBS é o responsável por encaminhar o paciente para um especialista de acordo com a sua avaliação clínica. O paciente também pode ser encaminhado para um especialista quando é atendido na UPA ou PAM, caso necessite de tratamento para doenças crônicas.

UPA ou PAM – Estes locais são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, casos de pressão e febre alta, fraturas e cortes e exames, eletrocardiograma e demais procedimentos laboratoriais. Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidade, como se fosse o meio-termo entre a UBS e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento é a gravidade do risco, e não a ordem de chegada, de acordo com o Protocolo de Manchester. Embora atenda a casos de emergência, as UPAs são locais de passagem e observação do paciente em busca de sua estabilização. Quando há necessidade de internação, transfere-se a pessoa para um hospital.

Hospitais – Nesses espaços há mais recursos tecnológicos e capacidade de intervenção. Assim como as UPAs, eles também funcionam 24 horas por dia. O paciente é encaminhado ao Hospital após passar por atendimento médico na UPA, PAM ou médico especialista.
Em Itu, o Hospital Municipal “Dr Emilio Chieriguini” recebe pacientes para internação clínica em unidades de tratamento intensivo (UTI) ou unidades de tratamento convencional. O local também realiza cirurgias de baixa e média complexidades, que antes eram realizados pelo Estado.
O Hospital São Camilo é gerido pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia e recebe pacientes encaminhados.

Receba nossos informativos!

Cadastre seus dados abaixo e fique por dentro ⬇