A Praça dos Exageros de Itu é o local com maior índice de aprovação pelos turistas que visitam a cidade.
Um dos lugares favoritos e com o maior índice de aprovação dos turistas que visitam a nossa cidade é a Praça dos Exageros de Itu. O local foi inaugurado no ano de 2012 e, desde então, não recebia uma revitalização. Como gestor, entendo que o Turismo seja o grande gerador de empregos das estâncias, uma vez que recebem investimentos diretos por parte dos visitantes e fomentam a economia, principalmente a do comércio e a da rede hoteleira. Em 2019, cerca de 2 milhões de turistas passaram por aqui. Além da reforma completa, a Praça dos Exageros de Itu recebe também novos atrativos, entre eles um labirinto infantil, teatro de arena, gira-gira de xícaras gigantes, fonte luminosa e uma pitanga gigante, que faz referência à um episódio com o personagem Simplício – que deu fama à Itu como a Cidade dos Exageros – no Programa Praça da Alegria, exibido no canal SBT.
Numa das clássicas cenas de Simplício, este entrava em cena com a mulher, Ofélia, e dizia o texto (com um carregado sotaque interiorano): “Vai, Ofélia, diga para o homem de que tamanho é a abóbora lá de Itu!” – ao que a mulher respondia, abrindo os braços: “É deste tamanho!” – e ele retrucava, bravo: “Não, Ofélia, não é a pitanga, é a abóbora!“.
O Parque Temático, que fica junto ao Centro de Lazer “Franco Montoro”, está localizado em uma das entradas de Itu – na Vila Padre Bento. A Praça dos Exageros conta também com outros atrativos, como um interfone gigante, que já chama a atenção que quem passa na rua, um jogo de xadrez gigante, duas formigas gigantes, duas joaninhas gigantes, um jogo de lápis gigante, uma garrafa de refrigerante gigante, uma trena no formato de escorregador e um caixa eletrônico gigante. O principal atrativo é o boneco gigante do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o já comentado Simplício.
Praça dos Exageros e a Fama dos Exageros de Itu
Itu tem a fama de “Cidade dos Exageros” ou “Cidade onde tudo é grande” devido ao programa humorístico “Praça da Alegria”, exibido nos anos 60 na extinta TV Tupi. Simplício, personagem interpretado pelo ator ituano Francisco Flaviano de Almeida, foi o responsável pela fama.
O personagem representava um caipira do interior e o ator, por ser ituano, remeteu a fama a Itu. Manoel Nóbrega, apresentador do programa, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam em sua terra e havia sempre os exageros.
A partir daí, o humorista passou a usar o nome de sua cidade natal em todos os quadros, atribuindo a Itu a fama de que tudo na terra era grande. Vale a visita!