Garantindo o abastecimento de água em Itu
Foram muitos anos de sofrimento por conta da falta de água em Itu. Em 2014, a cidade entrou em colapso com o maior racionamento de sua história: 10 meses. No entanto, mudamos a situação do munícipio com a maior frente de obras em saneamento já vista em Itu. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Com a inauguração do Sistema Utu-Guaçu, a cidade afasta de vez o fantasma da falta de água. Um problema resolvido na gestão Guilherme Gazzola.
Inscreva-se para receber nossos informativos:
O que fizemos para resolver a questão da falta de água em Itu?
Avançamos muito para garantir água na casa de todos os ituanos durante nossa gestão. Inauguramos grandes obras que trouxeram segurança hídrica para abastecimento da população. Água é um bem essencial e que sempre terá prioridade para Guilherme Gazzola e seus aliados. Conheça nossas ações:
Sistema Utu-Guaçu
Captação Permanente: São 600 litros de água bruta por segundo, captados em qualquer época do ano.
A obra: Construção de cabine elétrica e conclusão dos 22 quilômetros de adutoras, além de melhorias das operações. Funciona ao lado do Sistema Mombaça.
Beneficiados: A população ituana é beneficiada por esta obra que resolve de vez qualquer problema de abastecimento de água em Itu.
Inauguração: A obra será entregue em 2024.
Sistema Mombaça
Captação Permanente: São 280 litros de água bruta por segundo, captados em qualquer época do ano.
A obra: Construção de cabine elétrica e conclusão dos 22 quilômetros de adutoras, além de melhorias das operações.
Beneficiados: Mais de 120 mil pessoas que moram na região central da cidade são beneficiadas pelo Sistema Mombaça.
Inauguração: A obra foi entregue em agosto de 2018.
Sistema Pirajibu
Captação Permanente: 117 litros de água por segundo, captados em qualquer época do ano.
A obra: Construção de casa de bombas, cabine elétrica e conclusão de 2,2 quilômetros de duas adutoras.
Beneficiados: Mais de 40 mil pessoas que moram na região do Pirapitingui são beneficiadas pelo Sistema Pirajibu
Inauguração: A obra foi entregue em julho de 2020.
Mais Obras
Reforma ETA Itaim
A obra: Reforma estrutural completa que renovou toda a estrutura civil da estação englobando o laboratório de análise de água, a cabine elétrica, e as casas de bombas (Potiguara, Bom Viver e Vila Rica).
Beneficiados: Moradores dos bairros Potiguara, Chácaras Reunidas Ipês, Jd. Oliveira, Bom Viver, Santa Inês, Chácaras Florida, Vila Real R1, Uderico Ferrari e Itaim Guaçu.
Inauguração: A obra foi entregue em maio de 2023.
Novo Reservatório Potiguara
A obra: Novo reservatório de água com capacidade para 1 milhão de litros.
Beneficiados: A obra beneficiou mais de de 10 mil pessoas que moram nos bairros Santa Inês, Potiguara e Chácaras Flórida.
Inauguração: A obra foi entregue em fevereiro de 2022.
Novos Filtros e Reforma de Decantadores – ETA Rancho Grande
A obra: Quatro novos filtros e reforma de decantadores na ETA Rancho Grande. A principal da cidade. Otimizou o sistema de tratamento de água, com melhoria na distribuição. Mais água distribuída em menor tempo.
Beneficiados: A obra garante volume de água adequado a toda população. Mais de 120 mil pessoas que moram na região central são beneficiadas.
Inauguração: A obra foi entregue em fevereiro de 2022.
Maior Reservatório de Itu
Capacidade: São três milhões de litros de água tratada para distribuição
A obra: O maior reservatório da história de Itu está localizado na Estação de Tratamento de água do Rancho Grande – a principal da cidade.
Beneficiados: O reservatório vem garantindo um volume de água adequado a toda população, mesmo durante os períodos de estiagem. Mais de 120 mil pessoas que moram na região central são beneficiadas com a maior capacidade de reservação de água.
Inauguração: A obra foi entregue em fevereiro de 2018.
Adutora Vila Ianni
Água para quem não tinha: São 2,7 quilômetros de tubulações que resolvem o problema histórico de abastecimento da Vila Ianni, Vila Mariah, Chácaras Primavera, Vila Progresso, Portal de Itu, Vila Bandeirantes, Jardim Padre Bento e Vila Padre Bento.
Beneficiados: Mais de 20 mil pessoas que moram na região central são beneficiadas com a Adutora Vila Ianni.
Inauguração: A obra foi entregue em julho de 2020.
Desassoreamentos de Represas
Represa do Gomes: Extração de 30 mil metros cúbicos de material sólido do local. Ou seja, a capacidade de armazenamento da represa foi aumentada em 30 milhões de litros.
Represa do São Miguel: Extração de 2,2 mil metros cúbicos de resíduos sólidos. Ou seja, a capacidade de armazenamento da represa foi aumentada em 2,2 milhões de litros de água.
Beneficiados: O desassoreamento destas represas foi feito pela primeira vez na história de Itu, beneficiando os mais de 170 mil habitantes da cidade.
Inauguração: O desassoreamento do Gomes foi concluído em novembro de 2018. Já o desassoreamento do São Miguel foi concluído em junho de 2019.
Troca de Tubulações e Reforma de Poços
Redes de Água: Fizemos a troca de mais de 10 quilômetros em tubulações pela cidade – como por exemplo na rua Floriano Peixoto – o principal centro comercial de Itu. Há muito tempo que as redes da cidade não recebiam a manutenção necessária.
Poços Braiaiá: Reformamos um poço de 120 metros dentro da captação do Braiaiá. Fizemos a troca completa da tubulação deteriorada e instalamos uma nova bomba. Deste poço, extraímos 40 mil litros de água, por hora.
Beneficiados: Mais de 10 mil habitantes foram beneficiados com a troca de redes e reforma de poços.
Inauguração: As trocas de redes têm sido realizadas desde 2017. Os poços Braiaiá foram reformados em 2020.
Desafios Futuros
Colocamos a casa em ordem, mas devemos fazer mais. A cidade vai crescer, vai receber investimentos e para isso, precisamos estar preparados. Sendo assim, já existe um quadro de investimentos já sendo aplicados para garantir o abastecimento e distribuição de água em paralelo ao crescimento de Itu.
Novos reservatórios: Construção de dois novos reservatórios de água tratada nos bairros Parque das Indústrias e Vila Esperança.
Ampliação ETA Rancho Grande: Reforma do tanque de água de lavagem para evitar perdas de água. Nova entrada para a chegada da água do Sistema Utu-Guaçu.
Controle de Perdas: Continuidade na troca de redes e instalação de medidores que permitem aferir quantidade de água captada que chega nas estações de tratamento, passando para a distribuição.
Reforma da Captação São Miguel: Local ganhará nova casa de bombas, com equipamentos mais modernos, permitindo assim maior vazão de água enviada para a estação de tratamento.
Adutora Vila da Paz: Com projeto pronto, iniciamos captação de recursos para levar água encanada até a Vila da Paz 1, 2 e 3 por meio de uma adutora a partir da ETA Pirapitingui.