Itu possui mais de 600 km em estradas rurais que precisam de manutenção constante

A zeladoria rural é necessária para uma cidade como Itu, que possui mais de 600 km em estradas de terra. Tenho um carinho especial por estas regiões que contribuem para o turismo rural, turismo de aventura, a produção agrícola e tantas outras atividades. Desde que assumi a gestão, em 2017, criamos em Itu uma Secretaria especialmente voltada aos assuntos rurais, com a missão de compreender as demandas.

Uma das grandes dificuldades percebidas logo de imediato era a falta de maquinário. Os equipamentos que existiam para os serviços de manutenção de estradas e pontes na área rural eram sucateados e divididos com outras Secretarias, atrasando ainda mais os serviços necessários.

Reforço na frota de serviços rurais em Itu

Percebendo a necessidade de se investir neste aspecto, reforçamos a frota com quatro novos veículos: a cidade ganhou mais duas máquinas moto-niveladoras e dois caminhões exclusivamente para a Secretaria de Serviços Rurais. Com estes recursos foi possível ampliar a agenda de manutenções e organizar os trabalhos dos colaboradores especialmente na época de chuva, quando as estradas requerem uma atenção maior.

Força tarefa de cuidados com a zona rural de Itu

Para acelerar os processos de manutenção, a Secretaria de Serviços Rurais criou um grupo emergencial com a finalidade de elaborar e aplicar ações para a reconstrução das estradas e pontes das estradas rurais de Itu – que podem ser danificadas tanto pelas chuvas quanto pela passagem de veículos pesados. O grupo emergencial conta com representantes de diversas secretarias municipais, dentre elas Serviços Rurais, Finanças, Administração e Planejamento. O objetivo principal é restabelecer o fluxo nas áreas urgentes e à medida que os pontos emergenciais forem sendo sanados, haverá segmento em outras localidades.

Para se ter ideia, durante levantamento, foi constatado que 14 pontes foram danificadas e diante da impossibilidade de atender todas as demandas ao mesmo tempo, a equipe de engenharia deste grupo fez um diagnóstico, indicando os pontos de maior risco, iniciou estas manutenções e dá continuidade à estes trabalhos diariamente. Ainda existe muito a se fazer pela área rural de nossa cidade e prezo pela transparência e competência da equipe para avançar também neste quesito.

Acesse outros artigos, clicando aqui!