Um monumento ituano histórico está de volta. O Mercado Municipal de Itu foi reinaugurado no dia 19 de dezembro após restauração completa. Grande público conferiu a reabertura no novo espaço que terá boa gastronomia e comércio de produtos locais, beneficiando diretamente o turismo em Itu.
As obras de restauração do Mercado Municipal de Itu duraram 18 meses e custaram aproximadamente R$ 4,5 milhões, provenientes de verba estadual, conquistada pela Prefeitura de Itu junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade).
O prédio público teve toda a fiação e rede de água e esgoto substituídas. Além disso, houve a revitalização dos boxes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar condicionado central.
Para o prefeito, Guilherme Gazzola, o restauro do Mercado Municipal resgata boas lembranças de sua infância na cidade.
“Um sonho que se tornou realidade em minha gestão”.
O prédio é um rico exemplar da arquitetura do início do século 20, tendo sido inaugurado, pela primeira vez, em 1905. Na época, o local abrigava atividades que garantiam o sustento de diversas famílias e contribuiu para o crescimento urbano da região de Itu.
História do Mercado Municipal de Itu
O prédio que abriga o Mercado Municipal de Itu foi projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1905. No início do século passado, foi importante para o sustento das famílias e para o crescimento urbano da região.
Muitas famílias se mudaram para as áreas próximas ao local, em especial para a Rua das Flores, hoje chamada Rua Marechal Deodoro. Elas, em sua maioria de origem espanhola, cultivavam verduras, legumes, frutas e flores para abastecer as vendas que ocorriam no Mercado Municipal.
Prédio do Mercado Municipal de Itu foi inaugurado, pela primeira vez, em 1905.
A imprensa ituana já relatava, em 1889, a necessidade e o desejo da cidade por um espaço semelhante ao Mercado Municipal de Guaratinguetá, uma vez que em Itu era notória a venda de produtos em praças públicas. O mesmo periódico, em 1876, enfocou o assunto e ressaltou a criação de “uma praça de mercado em Ytu”.
Já na década de 1920, o historiador ituano Francisco Nardy Filho descrevia o prédio do Mercado Municipal como um edifício amplo, claro, bem ventilado, com quartos para o talho, e venda de gêneros, grandes bancas para verduras, frutas e peixes e tudo com os preceitos higiênicos necessários.
Onde fica o Mercado Municipal de Itu?
O Mercado Municipal está situado na Praça da Bandeira, 104, Centro.