Guilherme Gazzola falou sobre o cartão merenda e a volta às aulas presenciais durante uma live realizada no dia 16 de setembro em sua página no Facebook.

Guilherme Gazzola destacou durante a live que desde o início da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Itu não mediu esforços para manter os alunos sem atividades, mesmo que à distância.

Na live, Guilherme Gazzola pontuou as videoaulas exclusivas para os alunos de cada turma e também os kits de materiais. A ação foi bastante elogiada e foi referência na região. No entanto, agora que estamos avançando de forma positiva na questão do Plano São Paulo, o assunto volta às aulas é bastante debatido.

Desde o início da pandemia temos seguido rigorosamente os protocolos determinados no Plano São Paulo, do Governo do Estado. Com isso, posso dizer que a Rede Municipal pública de Itu ainda não tem previsão de retorno das aulas. As aulas na Rede Pública Municipal de Ensino continuam ocorrendo oficialmente por meio de atividades remotas, utilizando os recursos tecnológicos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação com atividades escolares não presenciais planejadas e realizadas pelo professor.

De acordo com o que Guilherme Gazzola afirmou na live, foi feita consulta pública com os pais e atualmente 82% dos pais ou responsáveis avaliaram entre ótimo e boa as videoaulas recebidas e ainda 94% avaliam entre ótimo e bom o ensino da escola de seu filho.

“A consulta pública e os números da pesquisa mostram que estamos no caminho certo. E já estamos pensando no próximo passo. Em breve, uma escola estadual da rede de ensino fará o primeiro teste de retorno às aulas presenciais seguindo todas as recomendações de segurança e sanidade. Após análise de resultados deste primeiro teste, poderemos debater a volta presencial às aulas em outras escolas estaduais e outras esferas, como as unidades da rede municipal”

Uma questão polêmica abordada por Guilherme Gazzola na live sobre educação foi o auxílio merenda da Prefeitura de Itu aos alunos de rede municipal. Algumas pessoas cobram pelo pagamento de retroativos desde março. Ele explicou não fugiu ao tema e explicou que desde o início da pandemia e da crise que estamos vivenciando, não faltaram esforços para ajudar as famílias carentes, com necessidades reais. Ações que começaram exatamente na segunda quinzena de março, na campanha Juntos Por Itu, onde foram arrecadados milhares de cestas básicas e produtos de limpeza que foram distribuídos para quase 7000 famílias, incluindo algumas famílias de alunos da rede municipal de ensino. Famílias que foram mapeadas e soubemos da necessidade.

“Enquanto a campanha Juntos por Itu seguia, a gente se organizava para pensar o que mais poderíamos fazer por estes alunos? Desde o início da pandemia, o repasse para a merenda feito pelo governo estadual foi cancelado. Ou seja, recebemos um total de ZERO reais para merenda. Mesmo assim, mesmo não sendo obrigação do governo municipal, conseguimos equilibrar finanças e fornecer o cartão merenda, com um crédito mensal de R$ 55,00 a partir de junho. Hoje temos 18 mil alunos na rede municipal e distribuímos mensalmente quase um milhão de reais para ajudar as famílias destes estudantes”

Para saber mais sobre o que Guilherme Gazzola fez sobre a questão da educação na cidade de Itu, clique aqui.