O prefeito Guilherme Gazzola se reuniu, na última semana, com representantes de Sindicatos e de escritórios de Contabilidade de Itu. As autoridades municipais ressaltaram a necessidade de obter dados relativos às empresas e estabelecimentos atendidos tanto pelos Sindicatos quanto pelos escritórios de Contabilidade, para que juntos possam identificar a melhor maneira de superar a crise e elaborar planos de ação de retomada dos postos de trabalho e aquecimento da economia em Itu.
Guilherme Gazzola ressaltou que os participantes das reuniões realizadas nesta semana precisam colaborar com o Poder Público a identificar as necessidades econômicas da cidade e, assim, contribuir para que seja criado um plano que prepare a cidade de Itu para o pós-pandemia.
“Nos últimos meses, com caráter emergencial, iniciamos a distribuição de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social e a disponibilização pelo Banco do Povo de aproximadamente R$ 570 mil a micro e pequenos empresários de Itu para o enfrentamento aos impactos financeiros devido ao desaquecimento do mercado nesse período”.
Durante a pandemia também foi nomeado um Secretário Municipal do emprego, Olavo Volpato, para que a pasta seja um órgão para abrigar o cidadão desempregado. A qualificação profissional também foi pauta da reunião e os cursos do Centro de Capacitação Inclusiva (CCI) serão instrumentos de apoio.
Estão previstas ainda a realização de reuniões com outras entidades envolvidas com o mercado de trabalho de Itu, além da retomada do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.