O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, gravou um vídeo de incentivo à cultura durante a pandemia do coronavírus na cidade e destacou a Lei Federal “Aldir Blanc” – que concede benefícios para profissionais de cultura. Ele também falou sobre as ações locais.

Ao lado da Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Maitê Velho, Guilherme Gazzola pontuou que este setor é um dos que sentem os efeitos negativos da pandemia mundial. Muitos artistas dependem do público para expressar seu trabalho e, pelas orientações sanitárias, as aglomerações não são permitidas.

Cultura – Lei Aldir Blanc e Ações Locais

A Cultura é um dos setores que sentem os efeitos negativos da pandemia mundial do coronavírus. Muitos artistas dependem do público para expressar seu trabalho e, pelas orientações sanitárias, as aglomerações não são permitidas. Neste vídeo, que gravei juntamente da Secretária de Cultura, Maitê Velho, falamos sobre a Lei Federal "Aldir Blanc" – que concede benefícios para estes profissionais – e também sobre as ações locais. Se você é um artista ou conhece algum, peço que compartilhe estas importantes informações.

Posted by Guilherme Gazzola on Monday, July 20, 2020

“Se você é um artista ou conhece algum, peço que compartilhe estas importantes informações.”

A Prefeitura de Itu disponibilizou uma página especial para quem deseja receber o auxílio da lei federal. O cadastro poderá ser realizado no formato online no site da Prefeitura ou presencialmente na Casa da Cultura (Praça da Matriz), Secretaria de Cultura (Prefeitura de Itu) ou ainda na Biblioteca Cid Rocha (Subprefeitura da Cidade Nova).

Além da cultura, Guilherme Gazzola fez diversas ações durante a pandemia do coronavírus em diversas áreas. Confira aqui.

Lei Federal “Aldir Blanc”

A Lei Federal 14.017/2020 tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

A lei é uma homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da Covid-19. Profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos devem ser socorridos.

O recurso disponibilizado pela lei é de R$ 3 bilhões. Estados, Distrito Federal e municípios farão o pagamento dos benefícios, a organização de editais, a distribuição dos recursos e o cadastramento dos beneficiados.

Aldir Blanc

Autor de mais de 600 canções, Aldir Blanc Mendes (Rio de Janeiro, 2 de setembro de 1946 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 2020) é um dos compositores essenciais para a consolidação da MPB no país e no mundo. Autor de obras-primas como “Bala com Bala”, “O Mestre-sala dos Mares”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, “De Frente pro Crime”, “Kid Cavaquinho”, “Incompatibilidade de Gênios”, “O Ronco da Cuíca”, “Transversal do Tempo”, “Corsário”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Catavento e Girassol”, “Coração do Agreste” e “Resposta ao Tempo”. Suas composições estão em parcerias com mais de 50 autores como João Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Cristovão Bastos, Maurício Tapajós e Carlos Lyra.