Durante visita às escolas estaduais de Itu pude conversar com os jovens sobre as suas ideias e aspirações

guilherme gazzola

Absorver a vivência de cada membro da sociedade é muito importante para configurar uma cidade ideal para todos. Percebi durante a gestão que a interação com adultos e pais de alunos da rede pública, bem como com as próprias crianças, se dá de forma natural – uma vez que temos contato direto devido à utilização das unidades escolares e de saúde geridas pelo município. A comunicação com o jovem e adolescente de Itu, que estuda em escolas geridas pelo Estado, não era feita de forma direta.

Juntamente de minha equipe e com a colaboração da Supervisora de Ensino, Evelize Padovani, elaboramos um projeto que visou a aproximação da administração municipal dos alunos do Ensino Médio. As rodas de conversas realizadas nas Escolas Estaduais proporcionaram aos jovens conhecer sobre as incumbências do poder executivo e esclarecer as dúvidas pertinentes à função do prefeito e sobre assuntos em gerais.

Opinião dos jovens em Itu

Além de contar um pouco sobre a administração municipal aos jovens de Itu, pude ouvir seus questionamentos e sugestões. Com certeza, estar em meio a estes adolescentes foi uma experiência grandiosa. A inquietude da juventude na busca da construção de seu intelecto e personalidade social me remeteu aos meus tempos de escola, onde fiz parte de grêmios e movimentos estudantis. O jovem tem, como classificação pejorativa, a identificação como rebelde ou teimoso quando – na verdade – é repleto de ideias e sugestões a serem acatadas com respeito.

Educação, cultura, esporte, lazer, saúde e segurança estão entre os temas mais levantados pelos alunos da Rede Estadual. As oportunidades para expansão do conhecimento em nossa cidade foram explanadas, entre elas o Projeto Guri, aulas esportivas, projetos culturais, oficinas profissionalizantes, eventos de lazer direcionados e palestras temáticas. Percebo que o interesse dos adolescentes nas oportunidades proporcionadas pela gestão pública municipal é latente e, através desta aproximação, é possível compartilhar ideias para tornar estas atividades cada vez mais acessíveis.

Assista ao vídeo que recebi durante as visitas às Escolas Estaduais, clicando aqui!