A educação é uma das grandes prioridades da gestão em Itu. Valorização dos alunos é primordial.

guilherme-gazzola-educação-em-itu

Professores gravam aulas direcionadas nas escolas, fortalecendo a educação em Itu

Investir em Educação é investir no futuro de Itu. Quem me conhece, com certeza já me ouviu dizendo esta frase. Isso porque é o que realmente acredito. Em minha vida em família e profissional, antes de me tornar um gestor público, sempre percebi que a educação constitui o embasamento do ser humano, é através dela que desenvolvemos a nossa capacidade de discernir, de escolher e de trilhar um caminho justo, sem a necessidade de subjugar os próximos. Como cidadão ituano, sempre tive muitas ideias para aprimorar esta área em nossa cidade e, com a confiança dos munícipes, pude desenvolver algumas delas depois de eleito. Entre elas a inauguração de creches, que zerou a fila de espera por vagas aos pequenos, a criação da Rede Saber de Ensino Integral em duas unidades escolares, uma delas sendo no antigo prédio do Grupo Escolar “Convenção de Itu” – totalmente reformado, o investimento no Centro de Capacitação Integrado (CCI), Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante (Nape), entre outras frentes.

A pandemia mundial do coronavírus nos inseriu um novo contexto social cotidiano e na área educacional não foi diferente. Quando o mundo deu seus primeiros indícios de quarentena, pensamos primeiramente na saúde dos ituanos e logo após na educação. A princípio, os alunos entraram em recesso para um novo planejamento do ano letivo. Logo após, as aulas foram retomadas de forma online, para aqueles que possuem acesso à internet, e em material físico para os alunos que se encontram nas localidades mais afastadas. Os professores de cada disciplina, de acordo com a série do aluno, gravam os conteúdos específicos e direcionados na unidade com equipamento da própria escola. Esta dedicação relevou que os educadores realmente são instrumentos da linha de frente, tais quais os profissionais da saúde, pois não abandonaram as suas funções em prol de um bem maior e vitalício, que é a educação.

Educação e alimentação em casa em Itu

Com o avanço da pandemia e o entendimento de que muitos alunos da rede municipal de educação realizavam sua alimentação na unidade escolar, em Itu, um projeto de lei foi criado para que estes recebam um cartão alimentação nominal. O projeto, que visa oferecer um montante de R$ 55/ mês em recarga neste cartão para todas as crianças regularmente matriculadas nas escolas municipais, até que haja a retomada das aulas presenciais, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores no início da semana passada.

A Prefeitura de Itu arcará com os recursos utilizados para as recargas, assim como será responsável pela contratação da empresa responsável pela confecção e funcionamento dos cartões. Esta medida é possível devido à organização financeira da pasta, mesmo neste momento, onde a arrecadação do município caiu devido à necessidade de fechamento do comércio para a contenção da disseminação do coronavírus.

O projeto de lei tem como referência o Programa Merenda em Casa do governo estadual. Alunos maiores de idade, pertencentes à EJA (Educação de Jovens e Adultos) Municipal, também são amparados pelo projeto redigido pelo prefeito e terão o cartão em seus próprios nomes. Além do socorro direto aos estudantes, o cartão alimentação proposto pelo governo municipal deverá favorecer a economia local, incentivando o consumo em mercados e fornecedores de mantimentos em geral.